NARRATIVAS DE SI: O QUE PROFESSORES (DE MATEMÁTICA) E ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL CONTAM SOBRE SUAS FORMAÇÕES?

Autores/as

  • Fernanda Malinosky Coelho da Rosa Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
  • Ivete Maria Baraldi Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2017.6.10.118-134

Resumen

Neste artigo apresentaremos o que professores (de Matemática) e alunos com deficiência visual dizem sobre as suas formações, enquanto profissionais e estudantes em escolas especiais e inclusivas, com a intenção de mostrar o caminho percorrido por eles na educação inclusiva. No caso dos professores, como se deu a formação deles em relação ao trabalho com alunos com deficiências nas escolas regulares e, dos alunos com deficiência, como foi sua vida escolar, principalmente nas aulas (de Matemática). Cumpre lembrar que este é um recorte de duas pesquisas. A primeira pesquisa foi constituída a partir de narrativas (auto)biográficas de professores escritas em um blog e a segunda
teve as narrativas constituídas por entrevistas com alunos com deficiência visual e suas respectivas mães. Em ambas as pesquisas, os participantes foram estimulados a escrever e a relatar sobre temas referentes à sua vida escolar e sua formação como um todo. A partir do apresentado, ousamos afirmar que a formação de professores e a garantia de pleno acesso a um sistema educacional inclusivo e ao
currículo em condições de igualdade, preconizadas pelas leis que tratam da inclusão de pessoas com deficiência, ainda não são realidade nas escolas, seja daquelas em que os professores falam ou das quais os alunos relatam.

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Publicado

2020-11-20

Cómo citar

Rosa, F. M. C. da, & Baraldi, I. M. (2020). NARRATIVAS DE SI: O QUE PROFESSORES (DE MATEMÁTICA) E ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL CONTAM SOBRE SUAS FORMAÇÕES?. Revista Paranaense De Educação Matemática, 6(10), 118–134. https://doi.org/10.33871/22385800.2017.6.10.118-134

Número

Sección

Artigos Científicos