UMA EXPERIÊNCIA COM EDUCAÇÃO FINANCEIRA DE JOVENSINDIVÍDUOS CONSUMIDORES NO PRÓBIC-JR-FAPEMIG/UFJF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2017.6.10.223-245Resumen
Neste relato apresenta-se o Próbic-Jr-Fapemig, projeto desenvolvido em 2016 com atuação de dois bolsistas de iniciação científica, com a temática da Educação Financeira. O objetivo do relato é apresentar a importância de projetos que envolvam estudantes do ensino médio em ações investigativas com um pesquisador da universidade. O Próbic-Jr-Fapemig tem por objetivo oferecer
aos estudantes do ensino médio cenários para investigar temas extracurriculares, proporcionando-lhes experiências em pesquisas de campo e em participações em grupos de pesquisa na universidade. Assim, apresentam-se ainda as leituras e investigações teóricas e de campo executadas pelos pesquisadores e os resultados principais. O escopo central do projeto, num segundo momento, foi propiciar o despertar de uma alfabetização financeira de jovens-indivíduos-consumidores. Desse modo, estudou-se conteúdos de educação financeira e suas potencialidades para tomada de decisão, para desenvolvimento do senso crítico e da literacia financeiro-econômica, com destaque para a relevância de planejamento doméstico e uso consciente de instrumentos financeiros como o cartão de crédito, ontribuindo na formação de recursos humanos capacitados matematicamente, por meio de
orientações e práticas de iniciação científica. Como resultado principal do projeto desenvolvido destaca-se a aproximação de estudantes do ensino médio do cotidiano de pesquisa na universidade, com aprendizagens relativas à metodologia de pesquisa e ampliação dos conhecimentos em educação financeira.