EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, SURDEZ E LETRAMENTOS: O PROCESSO DE ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA MEDIADO POR DUAS LÍNGUAS EM CONTATO
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2016.5.9.33-55Resumen
Este artigo objetiva discutir a constituição de saberes em aulas de Matemática, por alunos surdos, mediada por duas línguas em contato: a Língua Brasileira de Sinais e a Língua Portuguesa. A
pesquisa que o subsidia, realizada no Instituto Nacional de Educação de Surdos, baseia-se numa abordagem bilíngue e numa perspectiva de letramento. Para tanto, duas turmas de sétimo ano foram acompanhadas durante todo o ano letivo de 2012, sendo, as propostas, desenvolvidas pela professora de Matemática ouvinte e por um educador surdo, após planejamento com a pesquisadora. Além das filmagens das aulas, foram realizadas entrevistas com todos os atores envolvidos na pesquisa e um diário de campo. A análise revela que ambas as línguas exercem uma função na produção de sentidos por alunos/as, professores/as e educador surdo no contexto da sala de aula. Com base num trabalho
realizado a partir de uma etiqueta de supermercado, este artigo enfatiza as contribuições dos estudos sobre letramentos neste contexto bem como o desenvolvimento dos processos de letramento dos alunos surdos em aulas de Matemática.