UMA PERSPECTIVA ETNOMATEMÁTICA PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS SURDOS
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2016.5.9.56-83Resumen
Este artigo é um estudo teórico sobre a educação matemática inclusiva para alunos Surdos sob uma perspectiva etnomatemática para o processo de ensino e aprendizagem em matemática. Dessa maneira, existe a necessidade de se conhecer as especificidades dos alunos Surdos, bem como verificar as nomenclaturas e terminologias apropriadas ao referir-se às pessoas com surdez ou com deficiência auditiva. Apresenta-se, também, um relato histórico sobre a Educação de Surdos no Brasil, assim como alguns movimentos e lutas desse povo para conquistar o seu espaço na sociedade brasileira, sendo que a Língua Brasileira de Sinais, Libras, é uma de suas principais conquistas. Em seguida, aborda-se a importância das escolas especiais e inclusivas para, posteriormente, mostrar a conexão entre a Cultura Surda e a Etnomatemática e, também, a contribuição dessa relação para o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos de matemática de maneira inclusiva.