UMA PERSPECTIVA ETNOMATEMÁTICA PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS SURDOS

Autores/as

  • Rodrigo Carlos Pinheiro Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP
  • Milton Rosa Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2016.5.9.56-83

Resumen

Este artigo é um estudo teórico sobre a educação matemática inclusiva para alunos Surdos sob uma perspectiva etnomatemática para o processo de ensino e aprendizagem em matemática. Dessa maneira, existe a necessidade de se conhecer as especificidades dos alunos Surdos, bem como verificar as nomenclaturas e terminologias apropriadas ao referir-se às pessoas com surdez ou com deficiência auditiva. Apresenta-se, também, um relato histórico sobre a Educação de Surdos no Brasil, assim como alguns movimentos e lutas desse povo para conquistar o seu espaço na sociedade brasileira, sendo que a Língua Brasileira de Sinais, Libras, é uma de suas principais conquistas. Em seguida, aborda-se a importância das escolas especiais e inclusivas para, posteriormente, mostrar a conexão entre a Cultura Surda e a Etnomatemática e, também, a contribuição dessa relação para o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos de matemática de maneira inclusiva.

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Publicado

2020-11-19

Cómo citar

Pinheiro, R. C., & Rosa, M. (2020). UMA PERSPECTIVA ETNOMATEMÁTICA PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS SURDOS. Revista Paranaense De Educação Matemática, 5(9), 56–83. https://doi.org/10.33871/22385800.2016.5.9.56-83

Número

Sección

Artigos Científicos