A ESCOLA DO CAMPO: A BUSCA POR UMA IDENTIDADE
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2016.5.9.84-103Resumen
O artigo apresenta resultados de uma reunião realizada entre professoras da área de matemática, da licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, e três licenciandos desse curso. Tal encontro foi motivado pelo interesse das referidas docentes em compreender as demandas de seus alunos, nessa modalidade de graduação. No diálogo, a ideia de Identidade da escola do Campo emergiu a partir da ideia de Diferença, sendo esses dois conceitos, Identidade e Diferença, densos e complexos no campo dos estudos culturais. A análise proporcionou a emergência de dois enunciados: a dicotomia Campo X Cidade e a supressão da matemática. Ambos foram discutidos a partir das compreensões de enunciado, problematização e normalização, que são desenvolvidos a partir do referencial teórico-metodológico da análise de discurso de Michel Foucault. Após as análises, pôde-se concluir que a recorrente busca pela Identidade da escola do Campo é conflituosa e balizada pelo ideal da Escola Urbana. Também ficou pulsante a coadjuvação atribuída à matemática e seus conteúdos nessa discussão, apesar das investidas sobre esse assunto por parte das pesquisadoras em tentar trazer a matemática, suas demandas e suas especificidades para o centro da pauta.