EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS E PRÁTICAS CULTURAIS: RELATOS DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO DA MATEMÁTICA

Autores/as

  • Bruna Fagundes Antunes Alberton Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Fernando Henrique Fogaça Carneiro Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2016.5.9.286-300

Resumen

Este trabalho tem por objetivo relatar as experiências dos autores como professores de Matemática de alunos surdos em uma escola bilíngue para surdos na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Mostramos, em nosso trabalho, um estudo sobre as diferenças culturais dentro das metodologias utilizadas nas aulas da Matemática nas escolas de surdos, bem como a centralidade da cultura na produção de diferenças desta escola, a fim de que os alunos possam constituir suas identidades surdas juntamente com os conceitos matemáticos propostos. Durante o texto, contamos com mais detalhes sobre uma prática e um projeto realizados na escola investigada com foco no ensino de Matemática para alunos do Ensino Fundamental, levando em consideração a cultura e a realidade bilíngue em que vivem. Após cada relato, com base no desfecho do experimento, reforçamos os motivos pelos quais a utilização de métodos que valorizem a visualidade e o uso de materiais concretos no ensino da Matemática é tão prezada na educação de surdos.

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Publicado

2020-11-20

Cómo citar

Alberton, B. F. A., & Carneiro, F. H. F. (2020). EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS E PRÁTICAS CULTURAIS: RELATOS DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO DA MATEMÁTICA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 5(9), 286–300. https://doi.org/10.33871/22385800.2016.5.9.286-300

Número

Sección

Relatos de Experiência