TSD, O CICLO DE AÇÕES E A ESPIRAL DE APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA DE (RE)CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE PARALELOGRAMOS COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Autores/as

  • Ádamo Duarte de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS
  • Suely Scherer Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/ UFMS

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2015.4.6.79-102

Resumen

Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa cujo objetivo foi investigar se e como conceitos de paralelogramos são (re)construídos por professores de matemática do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental, participantes de uma ação de formação continuada, ao realizarem atividades com o software
Klogo. A ação de formação foi estruturada em encontros presenciais e virtuais. O referencial teórico da pesquisa são os estudos de Brousseau, sobre a Teoria das Situações Didáticas e os estudos desenvolvidos por Valente que trata do ciclo de ações e a espiral da aprendizagem. A análise dos dados mostra que, ao realizar atividades com o software Klogo, a professora analisada neste artigo (re)construiu o conceito de paralelogramo; e que o papel do formador foi importante para favorecer o processo de reconstrução de conceitos.

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Publicado

2020-11-17

Cómo citar

Oliveira, Ádamo D. de, & Scherer, S. (2020). TSD, O CICLO DE AÇÕES E A ESPIRAL DE APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA DE (RE)CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE PARALELOGRAMOS COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 4(6), 79–102. https://doi.org/10.33871/22385800.2015.4.6.79-102

Número

Sección

Artigos Científicos