QUANDO A AVALIAÇÃO TORNA-SE UMA AÇÃO DE INVESTIGAÇÃO E INTERVENÇÃO: PRODUÇÕES MATEMÁTICAS DE ESTUDANTES DO 7º ANO EM UMA PROVA EM FASES

Autores/as

  • André Luis Trevisan Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Marcele Tavares Mendes Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Thamires da Silva Souza Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2015.4.6.103-117

Resumen

Neste artigo, relatamos um estudo envolvendo uma prova em fases em aulas de Matemática de uma turma de 7º ano. Propomos investigar a produção escrita em uma das questões da prova, motivados por questionamentos escritos elaborados a partir da resolução de três estudantes e apresentados em cada uma das fases. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual almejamos compreender os encaminhamentos de resolução desses estudantes, bem como potencialidades desse instrumento frente a uma perspectiva de avaliação enquanto ação de investigação e de intervenção. Nesse contexto, os “erros” passam a ser vistos não como algo que o estudante ainda não sabe, mas como indícios de um conhecimento parcial, como um elemento inerente ao processo de construção do conhecimento, como um caminho na busca do acerto para reconstruir o que não foi aprendido. A análise da produção escrita aponta que, por meio da prova em fases, o professor tem a oportunidade de guiar os estudantes em seus processos de aprendizagem, favorecendo, para cada um, o desenvolvimento de diferentes níveis de competência.

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Publicado

2020-11-17

Cómo citar

Trevisan, A. L., Mendes, M. T., & Souza, T. da S. (2020). QUANDO A AVALIAÇÃO TORNA-SE UMA AÇÃO DE INVESTIGAÇÃO E INTERVENÇÃO: PRODUÇÕES MATEMÁTICAS DE ESTUDANTES DO 7º ANO EM UMA PROVA EM FASES. Revista Paranaense De Educação Matemática, 4(6), 103–117. https://doi.org/10.33871/22385800.2015.4.6.103-117

Número

Sección

Artigos Científicos