A CONTRIBUIÇÃO DO GEOGEBRA PARA A COMPREENSÃO DO CONCEITO DE CONVERGÊNCIA

Autores/as

  • Claudete Cargnin Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Rui Marcos de Oliveira Barros Universidade Estadual de Maringá (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2015.4.6.215-232

Resumen

Esse artigo relata parte da implementação de uma sequência didática, elaborada com base na Teoria das Situações Didáticas e Teoria de Registro de Representação Semiótica, para a construção do conceito de integral de Riemann, na qual o GeoGebra foi um dos softwares utilizados para a resolução das atividades. A sequência didática foi aplicada a treze alunos de graduação que já haviam cursado a disciplina de Cálculo I. O objetivo desse artigo é mostrar como esse aplicativo permitiu a exploração do conceito de convergência de sequências e séries, favorecendo sua compreensão. São apresentados os comandos utilizados na realização das atividades bem como a análise. O uso do software facilitou a compreensão do conceito de convergência e tornou possível a associação da notação de limite no infinito
com a representação algébrica da convergência.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2020-11-17

Cómo citar

Cargnin, C., & Barros, R. M. de O. (2020). A CONTRIBUIÇÃO DO GEOGEBRA PARA A COMPREENSÃO DO CONCEITO DE CONVERGÊNCIA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 4(6), 215–232. https://doi.org/10.33871/22385800.2015.4.6.215-232

Número

Sección

Relatos de Experiência