UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES LICENCIADOS SOBRE A MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2014.3.4.138-160Resumen
Tanto no meio educacional quanto no acadêmico paira uma dúvida sobre quem deveria trabalhar com a Matemática nos Anos Iniciais, o licenciado em Pedagogia ou o em Matemática. Isto nos motivou à
realização de uma pesquisa, durante um curso de formação continuada para licenciados em Matemática do Núcleo Regional de Educação de Maringá atuantes no programa Sala de Apoio a
Aprendizagem, que teve por objetivos: investigar o conhecimento desses licenciados sobre a Matemática dos Anos Iniciais; verificar os efeitos, em sua prática pedagógica, de um processo de
formação continuada. Os instrumentos para a coleta dos dados foram os diários de bordo das pesquisadoras, um questionário inicial com os participantes, o material produzido por eles durante o
curso e uma entrevista coletiva ao final. A pesquisa mostrou que o conhecimento dos licenciados é essencialmente procedimental. No decorrer da investigação comprovamos uma mudança em crenças
dos professores quanto aos conhecimentos matemáticos, à adequação das atividades propostas nas Salas de Apoio às suas possibilidades cognitivas dos alunos e aos objetivos do Programa.