A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E O ENSINO DE MATEMÁTICA

Autores/as

  • Laura Marisa Carnielo Calejón Universidade Cruzeiro do Sul
  • Rosemary Aparecida Santiago Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2013.2.3.36-54

Resumen

Os resultados das avaliações estaduais, nacionais e internacionais do desempenho dos alunos da educação básica em matemática apontam para a necessidade da melhoria da qualidade da educação no Brasil. Com o objetivo de contribuir com o debate sobre a qualidade da educação, este artigo tem como tema central a
formação do professor e a proposição de novos cenários para o ensino de matemática. Analisamos os fundamentos epistemológicos que sustentam esta formação, as diferentes concepções propostas para a aprendizagem e as transformações ocorridas no campo da matemática. Para esta análise, consideramos alguns documentos oficiais e o contexto resultante das transformações do ensino da matemática e suas implicações na formação docente. Finalmente, sistematizamos os resultados encontrados em investigações que sugerem novas possibilidades para o ensino da matemática.

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Publicado

2020-11-12

Cómo citar

Calejón, L. M. C., & Santiago, R. A. (2020). A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E O ENSINO DE MATEMÁTICA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 2(3), 36–54. https://doi.org/10.33871/22385800.2013.2.3.36-54

Número

Sección

Artigos Científicos