CONSTRUÇÃO E ESTUDO DE POLIEDROS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA PROPOSTA COM MATERIAIS CONCRETOS
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2013.2.3.195-207Resumen
O objetivo deste artigo foi destacar propostas de procedimentos didáticos envolvendo a utilização de materiais concretos para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem de geometria na educação
básica, com foco sobre o tópico poliedros. Após analisarmos métodos usualmente utilizados para a construção desses sólidos, apresentamos nosso método e alguns resultados de seminários sobre o assunto
realizados em um curso de licenciatura em matemática no interior de uma universidade situada em Duque de Caxias (RJ). Dentre os resultados elencados, a observação dos participantes de que as atividades
propostas são acessíveis, exequíveis e que a interatividade proporcionada pode auxiliar o estudante no estudo dos poliedros, melhorando sua percepção da tridimensionalidade da figura e possibilitando ampliar
e aplicar esses conhecimentos de forma mais autônoma.