SECIONANDO UM CUBO: O QUE FAZER SE TRÊS PONTOS NÃO DETERMINAREM UM PLANO?

Autores/as

  • Marcelo Almeida Bairral Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Thaís Fernanda de Oliveira Settimy Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Vinícius dos Santos Honorato Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2013.2.2.180-202

Resumen

Muitas aulas de matemática ainda estão focadas no estudo das formas planas e no uso de figuras estáticas. Esse artigo apresenta alguns resultados prévios de um projeto de pesquisa que tem como objetivo elaborar e implementar situações para a melhoria do aprendizado de geometria na Educação Básica. Elaboramos atividades com recursos convencionais e com o software Google SketchUp. Focamos em seções no cubo. Alguns resultados aqui discutidos são de implementações com futuros professores de matemática, em 2012. Verificamos que os sujeitos tiveram dificuldades de visualizar e representar algumas seções planas. Aparentemente não perceberam que as atividades usavam a ideia geométrica de que três pontos não colineares determinam um plano.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2020-11-12

Cómo citar

Bairral, M. A., Settimy, T. F. de O., & Honorato, V. dos S. (2020). SECIONANDO UM CUBO: O QUE FAZER SE TRÊS PONTOS NÃO DETERMINAREM UM PLANO?. Revista Paranaense De Educação Matemática, 2(2), 180–202. https://doi.org/10.33871/22385800.2013.2.2.180-202

Número

Sección

Relatos de Experiência