ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO: PRINCÍPIOS E PRÁTICAS PARA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA

Autores/as

  • Elaine Sampaio Araujo Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2019.8.15.123-146

Resumen

Este trabalho, desenvolvido no âmbito de um Projeto OBEDUC, visa apresentar princípios e práticas pedagógicas que podem se configurar como propriedades básicas que regem a organização do ensino de matemática, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Defender a tese de que determinada base teórico-metodológica orienta o processo pedagógico, implica, necessariamente, compreender que o desempenho dos alunos vincula-se aos modos de organização do ensino. Nessa perspectiva, assumimos a Atividade Orientadora de Ensino, fundamentada na Teoria histórico-cultural, como um modo geral de organização pedagógica. Para isso trazemos ao debate uma atividade de ensino na qual essa tese é desenvolvida.

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Publicado

2020-12-08

Cómo citar

Araujo, E. S. (2020). ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO: PRINCÍPIOS E PRÁTICAS PARA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 8(15), 123–146. https://doi.org/10.33871/22385800.2019.8.15.123-146