MUDANÇAS GERADAS PELA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) EM UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS PARA O CICLO DA ALFABETIZAÇÃO NA ABORDAGEM DO PENSAMENTO ALGÉBRICO
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.21.64-86Abstract
Este artigo apresenta resultados de uma investigação de abordagem qualitativa, do tipo
análise documental, cuja questão de pesquisa é: Quais são as mudanças ocorridas em uma coleção de
livros didáticos de Matemática para o ciclo de alfabetização relacionadas ao pensamento algébrico,
com a publicação da BNCC? Portanto, seu principal objetivo é comparar as praxeologias, segundo
Chevallard, na abordagem do pensamento algébrico de duas edições de uma coleção de livros
didáticos para o ciclo da alfabetização, sendo uma edição anterior e outra posterior à homologação da
Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A organização e análise do pensamento algébrico teve
como referencial as categorias propostas por Blanton e Kaput no âmbito da corrente de pesquisa Early
Algebra. No presente artigo, apresentamos a organização praxeológica de maneira sintetizada. A
análise indicou que houve uma reorganização na coleção. Diversos tipos de tarefas passaram a ser
mais bem distribuídas ao longo dos anos. No entanto, grande parte das categorias sofreu diminuição,
abrindo espaço para abordagens mais intencionais, como no caso de sequências, incluindo a descrição
de regras de formação e criação de sequências; e de igualdade, propondo mais atividades em que há
explicitamente a utilização do sinal de igualdade, além de abordar a justificativa de igualdades, com
um caráter mais estrutural e argumentativo. Podemos dizer que as abordagens concernentes ao
pensamento algébrico foram ampliadas, no entanto, nos preocupa que o predomínio de sequências e
igualdade, com as características do sistema de numeração decimal – assuntos mais abordados na
coleção atual – reduzam a presença de outros contextos, igualmente importantes.