ENSINO DE ESTATÍSTICA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA POR MEIO DA METODOLOGIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMA
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.21.503-521Abstract
Este artigo tem como objetivo analisar o ensino de conteúdos de Estatística realizado por meio da metodologia da resolução de problemas com acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática. Os procedimentos de coleta de dados foram a observação e o registro das produções dos alunos geradas no desenvolvimento de uma situação-problema abordando os conceitos de população e amostra, variáveis qualitativa e quantitativa, coleta e apresentação de dados em tabelas e gráficos e medidas de tendência central. O pressuposto teórico que fundamenta o estudo foi apoiado nas sete etapas da metodologia da resolução de problemas proposta por Onuchic. Os resultados da análise dão indicativo de que a metodologia da resolução de problemas no curso de Licenciatura em Matemática pode constituir um diferencial para o ensino de conceitos estatísticos, pois favorece um ambiente motivador e desafiador, ao mesmo tempo em que propicia condições necessárias para o envolvimento ativo do acadêmico no processo de construção de seu conhecimento. Também pode-se perceber que a metodologia da resolução de problemas pode contribuir tanto para o desenvolvimento do pensamento e raciocínio estatísticos, com vistas ao alcance do letramento estatístico, quanto despertá-lo para o uso de diferentes formas de ensinar na sua futura atuação docente.