MATEMÁTICA NAS ESTAÇÕES DO ANO: O USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.21.463-486Abstract
Esse artigo tem como objetivo apresentar ações do projeto de extensão Sem mais nem menos, do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas, na pesquisa em Ensino de Matemática, que resultaram na elaboração e aplicação de materiais didáticos que evidenciam a Matemática nas estações do ano. Tais ações partiram do questionamento sobre como estudantes da rede pública de ensino de Alagoas veem a Matemática nas estações do ano. Para responder, foi aplicado um questionário em turmas de uma escola da rede pública de ensino em Maceió-AL e, a partir dele, foram elaborados jogos e atividades. Esses materiais didáticos abordam conteúdos matemáticos, tratam de informações sobre estações do ano e aguçam curiosidade e interesse dos estudantes, motivando-os a estudar. Com a pesquisa, verificamos que estudantes participantes avançaram na percepção da Matemática existente no cotidiano, na compreensão de conteúdos matemáticos como formas geométricas, fractais, múltiplos e divisores, sequência numérica de Fibonacci, frações, simetria, volume, e no desenvolvimento de habilidades como trabalho colaborativo, criatividade e raciocínio lógico e estratégico. Acreditamos que tais materiais didáticos são importantes, pois trabalham a Matemática de forma significativa, promovem um bom ambiente de aprendizagem e podem inspirar professores a abordarem outras possibilidades para o Ensino de Matemática.