RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO SUPERIOR – UMA ANÁLISE NA VISÃO DOS ACADÊMICOS
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.21.184-208Abstract
Este estudo tem como objetivo analisar, segundo a visão dos estudantes envolvidos na
pesquisa, quais habilidades podem ser desenvolvidas em uma aula baseada na metodologia de Ensino-
Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas, bem como contribuições
e limitações dessa metodologia no contexto da futura área de formação profissional dos envolvidos.
Para tanto, apresenta-se o referencial teórico que discute as concepções de Resolução de Problemas
adotadas nesta pesquisa, de abordagem qualitativa. Na sequência, expressando a visão desses
estudantes acerca da Resolução de Problemas, apresenta-se o relato e análise dos dados, coletados na
aplicação da referida metodologia em uma aula de Cálculo Numérico nos cursos de Engenharia Civil,
Química, Alimentos e Mecânica e de Licenciatura em Matemática. Os resultados indicam que os
estudantes identificam o desenvolvimento de habilidades de colaboração, adaptabilidade,
comunicação, criatividade, liderança e persuasão, como possíveis de serem desenvolvidas em aulas
orientadas pela metodologia, o que é condizente com as orientações das diretrizes dos referidos cursos.
Além disso, também indicam como contribuição que os estudantes se envolveram ativamente na
resolução dos problemas, compreendendo e fazendo Matemática enquanto buscavam as soluções, o
que ao mesmo tempo é indicado como um obstáculo a ser superado em relação aos que estão
habituados nas aulas tradicionais.