OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE INTEGRAL DEFINIDA POR MEIO DE TAREFAS MATEMÁTICAS
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.21.440-462Abstract
Neste artigo discutimos aspectos inerentes à prática docente fundamentada no ensino exploratório em um contexto universitário. Com esta prática objetivamos identificar oportunidades de aprendizagem experimentadas por estudantes da disciplina de Funções de Uma Variável, quando estes desenvolvem tarefas matemáticas exploratórias relacionadas ao cálculo de área de regiões planas como ferramentas introdutórias ao conceito de Integral Definida e compreender como essas oportunidades favoreceram os processos de ensino e de aprendizagem deste conceito. O estudo enquadra-se em uma perspectiva qualitativa-interpretativa de pesquisa, com procedimentos metodológicos inspirados em uma Investigação Baseada em Design (IBD), desenvolvida com estudantes de uma universidade pública no estado de São Paulo. Os resultados apontam que as tarefas matemáticas possibilitaram aos estudantes a mobilização de conhecimentos matemáticos prévios construídos na Educação Básica, como: o cálculo de área de figuras geométricas planas; representação gráfica de diferentes funções; determinação do domínio das funções; além do próprio conceito de Integral Definida. Identificamos ainda, que os processos de ensino e de aprendizagem do conceito de Integral Definida, por parte dos estudantes ao trabalharem em um ambiente de ensino exploratório, se deu de forma coletiva e participativa, em que foram privilegiados os conhecimentos anteriores dos estudantes; o trabalho em grupo; as discussões coletivas; e a construção do conhecimento em colaboração com os pares (professores e estudantes).