POTENCIALIDADES PARA A ESCRITA REFLEXIVA DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM UM ROTEIRO DE ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DE ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.21.235-258Abstract
O objetivo deste artigo é apresentar uma análise do roteiro de elaboração do Relatório de
Estágio de Observação utilizado na Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de
Londrina e identificar itens que têm potencial para desencadear uma escrita reflexiva em futuros
professores de Matemática. Para alcançá-lo, lemos esse roteiro de modo integral e por item, buscando
aproximações com o referencial teórico adotado. A partir disso, evidenciamos que, no roteiro
analisado, há itens com potencial para desencadear uma escrita reflexiva e itens com ênfase na
descrição. Exploramos, também, Relatórios produzidos por estagiários, em 2019, com a intenção de
corroborar nossas análises e, com isso, notamos que os estagiários apresentaram escritas reflexivas a
respeito do comportamento e da participação dos alunos, de encaminhamentos adotados pelos
professores e sobre a própria ação de observação. Por fim, apontamos a possibilidade de que roteiros
como esse sejam propostos para favorecer o desenvolvimento profissional de futuros professores.