A ARGUMENTAÇÃO EM UMA ATIVIDADE DE INVESTIGAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.21.293-312Abstract
Este estudo teve por objetivo investigar os argumentos produzidos por alunos de um curso
de formação de professores em Matemática para justificar conceitos de função durante a realização de
uma aula investigativa com o suporte experimental de um ambiente de geometria dinâmica,
denominado “Geogebra”. A pesquisa foi realizada durante o segundo semestre de 2019 em uma
instituição pública de ensino localizada no sul do estado de Minas Gerais. Contou com a participação
de acadêmicos da licenciatura em matemática matriculados na disciplina de Fundamentos de
Matemática Elementar II. Os resultados de investigação foram coletados por meio de relatórios
produzidos pelos alunos da referida disciplina e analisados sob a luz de referenciais teóricos que
discutem a composição e a qualidade do argumento (TOULMIN, 2001; ERDURAN, SIMON,
OSBORNE, 2004). Como resultado deste estudo verificou-se que a maioria dos argumentos
produzidos nos relatórios de investigação são pouco elaborados e se baseiam em justificativas
atreladas a dados experimentais sem realização de conexões com teorias científicas. No entanto ainda
assim, foi possível identificar alguns argumentos mais elaborados baseados em combinações
quádruplas envolvendo componentes que compõem a estrutura argumentativa de Toulmin (2001).