RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: ANÁLISE DE PROPOSTAS DE ENSINO EM DISSERTAÇÕES DE MESTRADO PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.18.180-201Abstract
O objetivo do presente artigo é analisar as propostas de ensino amparadas na abordagem da resolução de problemas em dissertações brasileiras de mestrado profissional. Na modalidade de pesquisa bibliográfica, selecionamos 15 dissertações de mestrado profissional. Para análise, o uso da metassíntese qualitativa permitiu-nos elaborar descrições interpretativas sobre como a resolução de problemas foi adotada e implementada no ensino médio. Os resultados evidenciaram, no geral, que houve divergência em duas propostas de ensino no sentido de que havia referencial teórico que
apontava o uso de problema como ponto de partida, porém foi seguido o formato de aplicação de conteúdos. No caso das convergências: a) há uma tendência das pesquisas situadas nos ensinos sobre e para resolução de problemas em seguirem um ensino voltado a “resolver problemas”; b) em quatro pesquisas situadas no ensino para resolução de problemas, evidencia-se a ideia de metodologia da resolução de problemas, possivelmente por levar os alunos a “resolverem problemas”. Finalizando, é
preciso rever o uso da resolução de problemas após o ensino do conteúdo como forma de apenas “resolver problemas”, pois como essas dissertações implicam em produtos educacionais, estes podem servir de base a outros professores.