O ESTUDANTE COM TEA E A AULA DE MATEMÁTICA: INTERAÇÕES ENTRE LEITURA CIENTÍFICA E A PRÁTICA DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.18.288-306Abstract
Este artigo tem como objetivo apresentar um levantamento bibliográfico sobre o ensino de Matemática a alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), publicados em revistas da área de ensino e nos eventos CIEM e EPREM do período de 2010 a 2017. Para exemplificar, é relatado um trabalho realizado com um estudante com TEA. A questão problema é “como ter sucesso ao ensinar matemática a alunos com TEA, de modo a atender as suas especificidades?”. Esta pesquisa foi motivada pela presença desse aluno em uma turma de primeiro ano do Ensino médio, na qual a
professora regente teve que buscar informações na literatura sobre como agir em sala de aula de forma a atender as necessidades desse discente. O levantamento indicou a escassez de publicações acerca do ensino de matemática voltado para alunos adolescentes autistas, bem como, a necessidade de ampliar as discussões sobre esse assunto, que obtiveram indícios de ações profícuas. Na prática, concluímos que é necessário o professor conquistar a confiança do estudante, trabalhar principalmente com representações gráficas ou figurais e ser objetivo e sintético nas atividades planejadas para as aulas de Matemática.