OBEDUC NO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: ALGUMAS REFLEXÕES
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2019.8.15.11-32Abstract
Este artigo tem a finalidade de refletir sobre pesquisas desenvolvidas no âmbito do Programa OBEDUC, sobre as especificidades desse Programa e suas contribuições para o ensino e aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. As pesquisas foram desenvolvidas durante um período de 4 anos por um Grupo de Pesquisa que envolveu elementos com trajetórias acadêmicas e profissionais diversificadas. Todas as pesquisas foram de natureza qualitativa, mas os procedimentos metodológicos foram adequados aos diversos tipos de pesquisas realizadas. No nosso caso, o Grupo preparou as pesquisas e as realizou de forma colaborativa, a partir da tematização da prática das professoras envolvidas, da análise dos resultados da Prova Brasil e de estudos teóricos realizados. Entre os resultados destacamos a influência de um Programa, como o OBEDUC, que envolve um longo período de pesquisa o que permite a constituição de um grupo colaborativo e o desenvolvimento de pesquisas em sala de aula. O conjunto de pesquisas desenvolvidas mostra que a riqueza do grupo foi condutora do desenvolvimento profissional dos participantes, e que é possível evoluir no que se refere às crenças e concepções dos professores com relação à Matemática e seu ensino quando estes refletem conjuntamente sobre um problema da prática.