A INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: UMA CONSTRUÇÃO NO CONTEXTO DO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO NA UFABC
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2019.8.15.239-265Abstract
Apresentamos a análise de alguns dos trabalhos desenvolvidos no polo UFABC do projeto Obeduc “Rede Colaborativa de práticas na formação de professores que ensinam matemática: múltiplos olhares, diálogos e contextos”. Objetivamos analisar as contribuições do trabalho colaborativo para a formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática no Ensino Fundamental. O eixo de nossa análise é a interdisciplinaridade como estratégia para o ensino da matemática e para a formação docente. Nossa análise foi qualitativa e interpretativa, baseada nos
relatos de experiência de professoras da educação básica e nas iniciações científicas das graduandas, contidos nas obras publicadas pelo projeto, em 2017. Concluímos que, assim como a prática colaborativa, a interdisciplinaridade deve ser construída, partindo dos problemas da realidade escolar e buscando uma convergência espontânea entre os interesses iniciais. As formações inicial e continuada das participantes foram enriquecidas com conhecimentos de outras áreas e com as práticas das
professoras da escola básica. A diversidade de interesses e a liberdade de atuação foram os elementos desencadeadores das ações no grupo, o que propiciou integrações entre pesquisa, formação e extensão. Um necessário processo de autorregulação, desejável na dinâmica escolar.