REALIZAR CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS COM O GEOGEBRA: A CONTRIBUIÇÃO DO AMBIENTE DE GEOMETRIA DINÂMICA PARA O FUTURO PROFESSOR DE MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2018.7.14.179-207Abstract
O presente estudo foi realizado no contexto da formação inicial de professores de Matemática em uma instituição pública de ensino superior localizada ao norte do Estado do Paraná no transcorrer de uma disciplina de Geometria Euclidiana. O objetivo foi identificar as contribuições do GeoGebra para a apreensão dos objetos geométricos por futuros professores de Matemática a partir da
resolução de uma tarefa centrada na realização de construções geométricas. A abordagem do estudo foi qualitativa e seguiu a perspectiva do paradigma interpretativo. A modalidade de pesquisa foi o estudo de caso, em que o caso foi uma turma de oito estudantes da referida disciplina. Os dados recolhidos foram analisados à luz da teoria dos registros de representação semiótica e incluem as produções matemáticas dos participantes. Os resultados do estudo mostram que o GeoGebra promove
a elaboração e estruturação de conjecturas, potencializa a percepção das propriedades dos objetos estudados e permite celeridade no processo de investigação das relações existentes entre diferentes objetos matemáticos quando relacionado a um modo fenomenológico estático de produção de representações figurais.