CARACTERIZANDO TAREFAS DE ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA POR MEIO DO ENSINO DE EQUAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2018.7.14.236-255Abstract
A análise da produção escrita surge de estudos que buscavam olhar para novas práticas de conceber a avaliação da aprendizagem. Nesse sentido, tais estudos possibilitaram caracterizar a
Análise da Produção Escrita como uma oportunidade de aprendizagem, uma estratégia de investigação e uma estratégia de ensino. Por conseguinte, este trabalho buscou ampliar os estudos acerca da Análise da Produção Escrita como estratégia de ensino diretamente no ambiente escolar, por meio de tarefas, cuja essência sejam as produções escritas de alunos. O trabalho foi desenvolvido em uma turma regular e uma turma da modalidade EJA - Educação de Jovens e Adultos, ambas dos anos finais
do Ensino Fundamental. Este trabalho teve como objetivo investigar e apresentar as potencialidades e limitações notáveis ao se utilizar Tarefas de Análise da Produção Escrita no ensino dos conteúdos de
Equações. Como resultado a considerar, destaca-se a construção gradual da tarefa de modo que cada questão apresentada tenha sido alicerçada pela anterior, a fornecer subsídios para a sua subsequente, mostrando-se eficiente ao passo que, mesmo sem terem tido contado com a propriedade distributiva da multiplicação, os alunos apresentaram aportes que de modo elementar a fundamentaram.