RELAÇÕES ENTRE O RACIOCÍNIO COMBINATÓRIO E O RACIOCÍNIO PROBABILÍSTICO NA EJA
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2018.7.13.33-60Abstract
No presente texto, são discutidos os resultados de um estudo piloto de uma pesquisa de mestrado que buscou investigar as contribuições que a exploração de problemas combinatórios pode
trazer para o raciocínio probabilístico e vice-versa. À luz da Teoria dos Campos Conceituais, foram consideradas, na construção do instrumento de coleta e no desenvolvimento do estudo, as diferentes situações que atribuem sentido à Combinatória e à Probabilidade, bem como as relações entre os conceitos de tais áreas da Matemática. A coleta de dados consistiu na proposição de oito problemas combinatórios (divididos em quatro blocos: produto cartesiano, arranjo, permutação e combinação) revisitados sob o olhar da Probabilidade a partir de 20 problemas (cinco referentes a cada bloco combinatório), em contexto de entrevistas clínicas individuais. Participaram do estudo oito estudantes da Educação de Jovens e Adultos, cursando os Módulos I, II, III e IV (equivalentes aos Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental). A partir dos dados analisados, perceberam-se contribuições que surgem da resolução de problemas que relacionam Combinatória e Probabilidade, sendo o desempenho dos participantes diretamente influenciado pela escolaridade e pela idade dos mesmos. Defende-se, assim, que a articulação entre Combinatória e Probabilidade pode beneficiar o desenvolvimento de ambos os raciocínios em questão na EJA.