O PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO: UM OLHAR SOCIOCRÍTICO PARA A ABORDAGEM DO CONCEITO DE FUNÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2018.7.13.152-180Abstract
O presente estudo insere-se na linha de pesquisa Ensino de Ciências e Matemática e tem como objetivo geral investigar se os livros didáticos de Matemática, do Ensino Médio, aprovados no
edital de 2013 do Programa Nacional do Livro Didático e mais adotados nas escolas participantes do programa contemplam propostas metodológicas associadas à tendência teórica Educação Matemática Crítica. O objetivo específico do estudo é analisar se a abordagem dos assuntos relacionados aos conceitos de Função, Funções Polinomiais do 1º e 2º graus e Funções Exponencial e Logarítmica, ao longo do Ensino Médio, de alguma maneira, contemplam a Educação Matemática Crítica. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, modalidade estudo de caso que analisará três livros didáticos de Matemática, do primeiro ano do Ensino Médio, dentre os mais adotados pelas escolas do país. Teoricamente, se apoiará na Educação Matemática Crítica, Modelagem Matemática e em autores que investigam o livro didático da área de Matemática. Para realizar a análise foi
construído um instrumento de avaliação composto de vinte seis questões a partir dos conceitos estruturantes da Educação Matemática Crítica. Ao término da análise constatou-se que os três livros didáticos escolhidos abordam de maneira insatisfatória propostas que contribuem para o desenvolvimento da Educação Matemática Crítica.