COMPORTAMENTOS DOS ALUNOS COM INDICATIVOS DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO EM MATEMÁTICA EM UM PROGRAMA DE ENRIQUECIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2018.7.13.295-314Abstract
Este trabalho trata de uma pesquisa realizada no Instituto Federal do Tocantins (IFTO) que teve como tema a área das Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) em Matemática. Para realizar o estudo, elaborou-se e aplicou-se um programa de enriquecimento para alunos do Ensino Médio com indicativo de AH/SD em Matemática. A concepção de superdotação adotada apoiou-se na Teoria dos Três Anéis de Renzulli e o programa de enriquecimento, intitulado Caleidoscópios e construções geométricas, foi elaborado com base no Modelo Triádico de Enriquecimento do mesmo autor. Este programa visa oferecer ampla variedade de experiências educacionais para desenvolver habilidades específicas e trabalhar alguns conceitos matemáticos envolvidos na construção de caleidoscópios. A pesquisa teve como objetivo verificar se os comportamentos e características observados nos alunos relacionavam-se aos anéis de Renzulli. Os resultados apontaram comportamentos de superdotação em determinados momentos, no decorrer do programa, e reforçaram a ideia de Renzulli, que compreende a superdotação como um conceito que não é estático, mas que sofre influência de estímulos externos que podem levar o indivíduo a desenvolver esse tipo de comportamento em alguma fase da vida.