A OFICINA DE MODELAGEM #OcupaICEx: EMPODERAMENTO POR MEIO DA MATEMÁTICA

Authors

  • Jussara de Loiola Araújo Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Danielle Alves Martins Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2017.6.12.109-129

Abstract

Apresentamos, neste artigo, reflexões inspiradas por uma oficina de modelagem matemática, orientada pela educação matemática crítica, realizada com um grupo de estudantes do Instituto de Ciências Exatas (ICEx) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A Oficina #OcupaICEx foi uma das atividades ocorridas durante a ocupação dos estudantes ao prédio do ICEx, como parte dos protestos contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC241 ou 55) no final do ano de 2016. Nosso objetivo é discutir, a partir de reflexões sobre a oficina, a ideia de empoderamento sociopolítico por meio da matemática, em um contexto altamente matemático, como é o caso do ICEx. Para embasar as reflexões, discutimos concepções críticas de matemática, que inclui a ideia de matemática em ação, e matemacia. Entendemos que a oficina foi uma possibilidade para que os alunos percebessem o poder que têm em mãos (uma sólida formação matemática) para discutir assuntos de grande interesse social e político e, ao mesmo tempo, que as concepções de matemática, como uma ciência neutra e absoluta, tão comuns no cotidiano escolar, são relativizadas quando a matemática está em ação na sociedade.

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Published

2020-11-25

How to Cite

Araújo, J. de L., & Martins, D. A. (2020). A OFICINA DE MODELAGEM #OcupaICEx: EMPODERAMENTO POR MEIO DA MATEMÁTICA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 6(12), 109–129. https://doi.org/10.33871/22385800.2017.6.12.109-129