ATIVIDADES MATEMÁTICAS PROPOSTAS POR PROFESSORES QUE ENSINAM NA EJA CAMPO - ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2017.6.12.246-268Abstract
apresentamos parte de uma pesquisa de mestrado em Educação, com enfoque na Educação Matemática Crítica em articulação com a Educação do Campo. Buscamos, em particular, analisar as relações que professores de Matemática de turmas de Educação de Jovens e Adultos - EJA Campo Ensino Médio estabelecem entre o conceito de função afim e as atividades produtivas desenvolvidas por estudantes camponeses. Neste artigo trazemos a parte da pesquisa que analisou as respostas e as atividades propostas por sete professores que ensinam em oito turmas de EJA Campo em três Municípios do Agreste e Sertão Pernambucano. Os dados foram produzidos por meio de um questionário, uma entrevista semiestruturada e solicitamos aos professores que, a partir de um gráfico de função afim, elaborassem atividades para seus alunos. Os dados foram analisados à luz da Educação Matemática Crítica e da Educação do Campo. Os professores apontam possibilidades de relacionar os conteúdos matemáticos com as atividades produtivas, no entanto, das dezessete atividades que propuseram apenas uma faz referência à vida real, ao passo que doze fazem referência a uma semirrealidade. Este resultado indica que o ensino de função afim neste contexto social requer alguma contextualização, mesmo que ela não retrate a realidade dos estudantes e da comunidade.