DA TRADIÇÃO ABSOLUTISTA À ABORDAGEM SOCIOPOLÍTICA EM MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2017.6.12.326-349Abstract
Ensinar e aprender Matemática na escola engendra grandes desafios de modo que a busca por abordagens alternativas muitas vezes se faz presente. Diversas podem ser as exigências. Tornar a Matemática um componente importante na construção da cidadania crítica pode ser uma delas. Pretende-se nesse texto, de cunho teórico, abordar e discutir elementos da Educação Matemática Crítica (EMC) que podem servir de fomento à crítica e à reflexão tanto no sentido de subsidiar o docente a ser um agente crítico-reflexivo de sua própria prática pedagógica quanto, concomitantemente, dos estudantes frente ao papel da matemática na sociedade e à sua própria aprendizagem para além do que a tradição nas aulas de matemática tem permitido. Imersos nesse propósito fizemos uma incursão pela literatura relativa à EMC perpassando desde aspectos filosóficos até elementos da prática para o ensino e aprendizagem na sala de aula. Destacadamente, percebemos como resultados que o próprio saber matemático deve ser questionado, que o paradigma do exercício não possui neutralidade e que há mecanismos de enfrentamento aos desafios e preocupações colocados. Conclui-se que a EMC nos provê elementos tanto para questionar o modus operandi da tradição na Educação Matemática quanto para um fazer pedagógico que privilegie tais questionamentos.