CENÁRIOS PARA INVESTIGAÇÕES NAS SALAS DE AULAS DE MATEMÁTICA DE ESCOLAS BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2017.6.12.371-396Abstract
Durante o I Colóquio de Pesquisa em Educação Matemática Crítica, em 2016, ocorrido na UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus Rio Claro, instalou-se o Grupo de trabalho Cenários para investigação e trabalho com projetos, ocupado em discutir essa temática dentro do contexto das escolas brasileiras. Neste artigo, apresentaremos relatos sobre alguns trabalhos desenvolvidos em escolas de níveis educacionais e regiões diferentes do país. Estas discussões concentram-se na problematização e reflexões que envolvem possíveis cenários para investigações, construídos em cada um dos espaços singulares de atuações de seus autores. São relatos de professores e pesquisadores que tem como inspiração a perspectiva da Educação Matemática Crítica para explorar como tais práticas podem trazer novos significados para o ensino e aprendizagem da matemática.