A PERSPECTIVA TEÓRICA DE DAVYDOV NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM OLHAR ANALÍTICO PARA TESES E DISSERTAÇÕES PRODUZIDAS NO BRASIL

Authors

  • Eloisa Rosotti Navarro Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
  • FillosLeoni Malinoski FillosLeoni Malino Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2017.6.11.142-160

Abstract

 Neste artigo são apresentados os resultados de uma pesquisa que teve por objetivo mapear a produção acadêmica que trata de estudos sobre Davydov no ensino de Matemática, particularmente de dissertações e teses, produzidas em programas de pós-graduação no Brasil até o ano de 2015. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, tipo estado do conhecimento, que buscou elucidar de que forma e em que condições essa produção tem se dado, as escolhas metodológicas dos autores, bem como os resultados obtidos e as contribuições para a Educação Matemática. Os dados foram coletados no banco de teses da Capes por meio de descritores relacionados ao nome Davydov e do descritor ensino desenvolvimental, a partir dos quais foram selecionados os trabalhos voltadosà área de Matemática. As informações são expostas por meio de diversos quadros, sendo discutidos, de forma mais detalhada, os estudos que se dedicaram a realizar experimentos formativos nas aulas de Matemática. Os resultados indicam que as pesquisas que se apoiam em Davydov são bastante recentes no Brasil, havendo um aumento progressivo dessas investigações e a concentração em alguns núcleos de pesquisa. Esses estudos têm demonstrado a validade da teoria de ensino desenvolvimental na formação de conceitos teórico-científicos e na aprendizagem dos conteúdos matemáticos

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2020-11-24

How to Cite

Navarro, E. R., & Malino, F. M. F. (2020). A PERSPECTIVA TEÓRICA DE DAVYDOV NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM OLHAR ANALÍTICO PARA TESES E DISSERTAÇÕES PRODUZIDAS NO BRASIL. Revista Paranaense De Educação Matemática, 6(11), 142–160. https://doi.org/10.33871/22385800.2017.6.11.142-160

Issue

Section

Artigos Científicos