CONSIDERAÇÕES SOBRE PRÁTICAS DE INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA EMPREENDIDAS E RELATADAS POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2017.6.11.161-178Abstract
Decorrente da pesquisa de mestrado de Wichnoski (2016)3 construída sob a via da tarefa fenomenológica e hermenêutica, este artigo apresenta uma síntese metacompreensiva acerca dos
aspectos que podem ter influenciado os modos pelos quais a Investigação Matemática se mostrou em sala de aula, a partir de relatos textuais de práticas empreendidas por professores em formação. Para isso interrogamos: o que revelam as práticas de Investigação Matemática empreendidas e relatadas em texto por professores em formação? Afirmamos que a estrutura das tarefas propostas, a estrutura teórico-metodológica do programa de formação, a não imersão dos professores em formação e dos
professores formadores no contexto investigativo, bem como a postura assumida em sala se mostraram fatores desfavoráveis às práticas de Investigação Matemática. Em contrapeso, as práticas
empreendidas favoreceram a possibilidade de mudanças nas crenças, concepções e postura dos alunos, no que tange à matemática, a eles próprios como aprendizes de matemática e ao papel do professor em sala.