TRÊS CENAS SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM PARANAÍBA/MS NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2017.6.11.179-204Abstract
Este texto apresenta cenas sobre a formação e atuação de professores de Matemática em Paranaíba-MS na segunda metade do século XX que fazem parte de uma investigação de mestrado que discutiu o problema da alternância de lideranças políticas e sua influência sobre o ensino, caracterizada pela troca de pessoas dentro do ambiente escolar; a dicotomia na relação de centro e periferia; e, também, moldes de cursos que surgiram emergencialmente para atender às necessidades de grande parte do professorado para cumprimento da legislação da época, em especial o abordado neste artigo: as licenciaturas curtas. Por meio deste estudo, reforçamos a ligação das políticas educacionais com a carência e a urgência de oferta de professores para o ensino público, evidenciando que a formação para nossos interlocutores ocorreu de maneira tardia e em moldes de cursos que atendiam suas necessidades particulares. O estudo foi inspirado na metodologia da história oral – como vem sendo praticada na educação matemática – e contribuiu com o mapeamento da formação e atuação de professores que ensinaram Matemática no estado de Mato Grosso do Sul e no Brasil, focos de estudos do Grupo de História da Educação Matemática em Pesquisa (HEMEP) e Grupo de História Oral e Educação Matemática (GHOEM).