ENSINO DE NÚMEROS NATURAIS ASSOCIADO À LITERATURA INFANTIL E JOGOS PARA ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN

Authors

  • Clodoaldo Valverde Universidade Estadual de Goiás (UEG)
  • Priscila Batista de Sousa Universidade Estadual de Goiás (UEG)
  • Eliane Pereira dos Santos Universidade Estadual de Goiás (UEG)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2017.6.11.233-258

Abstract

Depois de um longo período histórico de eliminação, abandono e segregação de pessoas deficientes, tem-se, nas últimas décadas, a eclosão de movimentos nacionais e internacionais pela conquista de direitos humanos que requer que todas as pessoas, indiscriminadamente, tenham assegurados os mesmos direitos em sociedade, respeitando suas diferenças culturais, sociais e individuais. Tais reivindicações resultaram no reconhecimento do direito das pessoas com deficiência à plena participação social. Em consonância a isso, esta pesquisa teve como objetivo investigar o uso da literatura infantil associada a jogos como recurso metodológico para ensino de números inteiros para alunos com Síndrome de Down. A partir da observação, desenvolveu-se como produto educacional um livro literário e jogos (jogo de cartas, dominó e software) que podem ser utilizados de diversas maneiras como recurso metodológico. Os resultados obtidos demonstraram que o aluno apresentou maior interesse pela quantificação durante os jogos, logo após a leitura do livro literário. Também ressaltamos a importância do atendimento individual aos alunos com deficiência, a necessidade de diversificação de metodologias, bem como do respeito e da valorização das particularidades do alunado.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2020-11-24

How to Cite

Valverde, C., Sousa, P. B. de, & Santos, E. P. dos. (2020). ENSINO DE NÚMEROS NATURAIS ASSOCIADO À LITERATURA INFANTIL E JOGOS PARA ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN. Revista Paranaense De Educação Matemática, 6(11), 233–258. https://doi.org/10.33871/22385800.2017.6.11.233-258

Issue

Section

Relatos de Experiência