O QUE PENSAM OS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE LIMITE?
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2017.6.10.12-33Abstract
Este artigo apresenta parte dos resultados obtidos em uma pesquisa de doutorado que teve como objetivo trazer novas reflexões relacionadas ao conceito de limite de uma função. Há um número grande de trabalhos de investigação com diferentes abordagens e metodologias que procuraram descobrir os motivos para o fracasso generalizado dos alunos na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral. Mas, há ainda poucos trabalham que versam sobre o olhar do professor universitário sobre essa dificuldade. Apresentaremos nesse texto, especificamente, as “falas” de
professores universitários referentes ao conceito de limite e seu ensino. Para tanto, procuraremos inicialmente explicitar como realizamos a leitura dessas falas. O método utilizado para a análise se aproxima da análise de conteúdo porque fizemos uma leitura repetida das respostas até encontrarmos uma maneira de explicitar o que era comum ou não, o que se repetia com frequência, as palavras mais utilizadas. Ao falarem da definição formal de limite, alguns professores utilizaram os termos vizinhança, aproximações, e mencionaram trabalhar com mais de um registro em sala de aula. Na nossa perspectiva, essa explicação não se constitui verdadeiramente em uma explicação, mas em uma “leitura” da mesma. E, então, nos perguntamos: Que visão o professor universitário teria de explicação? Como seria para ele traduzir/decodificar o simbólico para o aluno?