A MATEMÁTICA E O MUNDO AUTÍSTICO DE SOFIA: UMA DISCUSSÃO DE NUMERALIZAÇÃO A PARTIR DA TEORIA DAS AÇÕES MENTAIS POR ETAPAS
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2017.6.10.272-283Abstract
Este estudo propôs uma intervenção no processo de aprendizagem de uma aluna autista referente ao conceito de número baseado na Teoria das Ações Mentais por Etapas. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por um conjunto de sintomas que afeta as áreas da socialização, comunicação e comportamento, e, dessas, a mais comprometida é a interação social. Em razão disso, buscou-se em Galperin o aporte teórico-metodológico para analisar e discutir os resultados advindos do processo de aprendizagem, uma vez que o teórico compartilha as ideias da psicologia histórico-cultural. A pesquisa foi realizada numa escola pública de Vila Velha – ES, tendo como sujeito participante Sofia, atendida na sala do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Os resultados apontam a necessidade de o docente conhecer as características da síndrome, como
também as peculiaridades da aluna. Não é possível afirmar que Sofia dominou o conceito do número um, todavia o uso da Teoria das Ações Mentais por Etapas possibilitou a materialização da ação a ser internalizada, haja vista que faz parte de uma de suas etapas. Além disso, percebeu-se com Sofia que sua aprendizagem pode ser expressa em momentos diferentes daqueles em que está sendo ensinada;
suas respostas nem sempre correspondiam às perguntas feitas naquele momento.