APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DE UM ESTUDANTE COM BAIXA VISÃO: UMA EXPERIÊNCIA INCLUSIVA FUNDAMENTADA EM VIGOTSKI1, LEONTIEV E GALPERIN

Authors

  • Flávio Lopes dos Santos entro Universitário Católica em Vitória - ES
  • Edmar Reis Thiengo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2016.5.9.104-120

Abstract

Esse artigo é parte de uma pesquisa de mestrado que discute a prática docente em uma escola Estadual do Espírito Santo e seu processo de inclusão de um aluno com baixa visão em uma sala de ensino regular do ensino médio. Tendo como base teóricos como Vigotski, Leontiev e Galperin, esse trabalho tem o objetivo de analisar o cotidiano do aluno e suas relações com a escola e sala de aula e o processo adotado por alguns professores com o objetivo de incluir o aluno nas aulas regulares. Diante da limitação visual do aluno, incluímos em nossa análise considerações sobre o ambiente escolar (o mobiliário), os materiais utilizados, a forma e tempo de avaliação e como a tecnologia pode ser empregada nesse contexto. Durante as aulas de matemática, no conteúdo de matrizes e determinantes, acompanhamos apenas como ouvintes, para posteriormente propormos uma prática fundamentada na teoria das Ações mentais por etapas proposta por Galperin, utilizando o computador como ferramenta pedagógica. A partir da análise, percebeu-se que mesmo com as dificuldades apresentadas pela comunidade escolar, como professores, alunos e a família diante da limitação decorrente da deficiência, não podemos ameaçar a autonomia do aluno no processo ensino-aprendizagem, sendo um dos principais pontos de sua formação como cidadão.

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Published

2020-11-19

How to Cite

Santos, F. L. dos, & Thiengo, E. R. (2020). APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DE UM ESTUDANTE COM BAIXA VISÃO: UMA EXPERIÊNCIA INCLUSIVA FUNDAMENTADA EM VIGOTSKI1, LEONTIEV E GALPERIN. Revista Paranaense De Educação Matemática, 5(9), 104–120. https://doi.org/10.33871/22385800.2016.5.9.104-120