ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA EM MATEMÁTICA POR ACADÊMICOS PIBIDIANOS: DESDE A ESCOLHA DAS QUESTÕES ATÉ A INTERVENÇÃO EM SALA
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2015.4.7.245-263Abstract
Este artigo visa apresentar um viés do trabalho do PIBID na UNIOESTE, subprojeto Matemática, em um colégio da cidade de Cascavel. Relata o percurso da aprendizagem dos acadêmicos quanto ao trabalho de seleção de questões para uma avaliação diagnóstica com os alunos da escola, seguida de análise da produção escrita desses alunos e, por fim, a elaboração das oficinas para parte dos alunos que realizaram as provas com base nas dificuldades apresentadas na resolução das questões. Foram realizadas análises das produções escritas de duas questões, dentre as treze propostas aos 328 alunos da escola. Trata-se aqui de um trabalho que possibilitou reflexão e aprendizagem, principalmente para os acadêmicos, desde a escolha de quais questões seriam mais adequadas para a recolha de informações, a análise das resoluções dos alunos e, enfim, utilização dos
resultados na elaboração de atividades de ensino.