SISTEMAS LINEARES E REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: RESULTADOS DE UM EPISÓDIO DE ENSINO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2015.4.6.233-253Abstract
Apresentamos, neste artigo, os resultados de um projeto de Iniciação Científica desenvolvido pelo primeiro autor, sob orientação das demais autoras. A pesquisa desenvolvida teve como sujeitos 15 alunos do 3º ano do Ensino Médio de um colégio público do interior do Paraná, e teve como objetivos: i) identificar os registros prévios mobilizados por alunos pertencentes ao referido contexto, mediante a resolução de situações-problema que envolvem o conceito de sistemas lineares; ii) oportunizar aos sujeitos da pesquisa a articulação entre diferentes registros de representação semiótica relacionados aos sistemas de equações lineares. Como procedimentos metodológicos, elaboramos três situações-problema
relacionadas a sistemas lineares de ordem 2, que foram propostas aos sujeitos da pesquisa em horário de aula, realizadas no laboratório de Informática. As análises dos registros mostram que os alunos não se
recordavam dos modos de resolução de sistemas de ordem 2, e que as atividades favoreceram a evolução dos conhecimentos dos alunos, bem como a apropriação, conversão e tratamento, mesmo que local, de diferentes registros, relacionados aos sistemas de equações lineares.