O CONHECIMENTO MATEMÁTICO SOBRE OS DESCRITORES “ESPAÇO E FORMA” DE LICENCIANDOS EM UM CURSO DE PEDAGOGIA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: RESULTADOS PARCIAIS
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2014.3.4.203-222Abstract
Neste artigo, apresentam-se os conteúdos matemáticos abordados na Prova Brasil no 5º ano do Ensino Fundamental, em relação ao Tema I - Espaço e Forma, da matriz de referência, analisados em três
atividades propostas a 47 licenciandos de um curso de Pedagogia na modalidade à distância, distribuídos em 6 polos de diferentes cidades da Universidade Aberta do Brasil. Por meio das atividades resolvidas pelos licenciandos, evidenciam-se as dificuldades dos alunos quanto à identificação das figuras tridimensionais, dos polígonos e quadriláteros e suas propriedades e as relações entre seus lados (paralelos, congruentes, perpendiculares). Desse estudo, concluiu-se que os materiais disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem da disciplina “Espaço e Forma” não se referenciaram nos descritores de matemática na elaboração de sua ementa. Tal ação pedagógica poderia ter contribuído para a construção e organização dos conhecimentos matemáticos dos
licenciandos em relação ao Tema I.