A FORMAÇÃO GEOMÉTRICA EM UM CURSO DE LICENCIATURA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL A DISTÂNCIA DA UEM
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2013.2.3.134-157Abstract
Este trabalho apresenta parte de pesquisa de mestrado, defendida em 2010, que teve como objetivo analisar o ensino e a aprendizagem da Geometria no Curso Normal Superior: Licenciatura para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, oferecido na modalidade à distância pela Universidade Estadual de Maringá. Neste trabalho focamos em especial duas tutoras selecionadas para atender o módulo de Geometria, uma delas licenciada em Letras e Mestre em Educação e, a outra licenciada em Ciências com
habilitação em Matemática e Mestre em Educação para Ciências e o Ensino da Matemática visando a observar se sua formação lhes permite auxiliar os licenciandos a compreender os processos de produção, representação e validação dos conceitos desse ramo do conhecimento matemático. Verificamos que as tutoras demonstraram não dominar os temas apresentados no módulo referente à Geometria e, portanto, mostraram-se pouco preparados para realizar, posteriormente, sua tarefa docente com esse tema.