O MANUAL PEDAGÓGICO DE MARGARITA COMAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO CURSO PRIMÁRIO BRASILEIRO EM TEMPOS DE ESCOLA NOVA

Authors

  • Josiane Acácia de Oliveira Marques Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2013.2.3.158-177

Abstract

O texto tem por objetivo analisar a obra destinada à orientação dos professores primários brasileiros no ensino de matemática de autoria da professora espanhola Margarita Comas (1892-1973): Metodología de la aritmética y la geometría, de 1932. Este manual pedagógico foi inserido no Brasil durante o movimento da Escola Nova. A análise lança mão de fundamentos da história cultural, tratando os manuais destinados a professores como vetores de inculcação do discurso escolanovista. O estudo conclui que,
dentre outras apropriações, por meio da obra de Margarita Comas os professores tomaram contato com as discussões sobre o ensino de matemática, defendidas por autores como: Dewey (1859-1952), Montessori (1870-1952), Decroly (1871-1932), intelectuais envolvidos no movimento da Escola Nova na Europa e nos Estados Unidos. A autora utiliza de estratégias para divulgar suas ideias para o ensino de matemática por meio de seu manual pedagógico para o curso primário.

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Published

2020-11-12

How to Cite

Marques, J. A. de O. (2020). O MANUAL PEDAGÓGICO DE MARGARITA COMAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO CURSO PRIMÁRIO BRASILEIRO EM TEMPOS DE ESCOLA NOVA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 2(3), 158–177. https://doi.org/10.33871/22385800.2013.2.3.158-177

Issue

Section

Artigos Científicos