ANÁLISE COMBINATÓRIA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA EXPERIÊNCIA EM UM CONTEXTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2013.2.2.203-229Abstract
O objetivo deste trabalho é apresentar o relato e as reflexões desencadeadas a partir de uma experiência vivenciada com alunos de 2º ano do Ensino Médio, no desenvolvimento de uma oficina sobre o conteúdo matemático Análise Combinatória por meio da Resolução de Problemas, tomando esta como estratégia metodológica para o ensino e a aprendizagem de Matemática. A preparação e implementação da oficina ocorreu no contexto do Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mediante essa experiência, foi possível observar que trabalhar com esta
estratégia metodológica oportunizou aos alunos se comunicarem entre si e com os futuros professores para apresentar suas ideias, discuti-las e argumentar a respeito visando à resolução dos problemas, se engajarem nas resoluções utilizando seus conhecimentos prévios e participarem ativamente das discussões que ocasionaram as sistematizações dos conceitos e das fórmulas. Além disso, propiciou aos futuros professores uma nova visão a respeito do conteúdo matemático em questão e de aspectos referentes ao seu ensino.