O SOFTWARE GEOGEBRA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA – UMA VISÃO A PARTIR DE DISSERTAÇÕES E TESES
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2012.1.1.42-61Abstract
No presente artigo, apresentamos um estudo do(s) objetivo(s) ou da(s) questão(ões) de investigação presentes em dissertações de mestrado (acadêmico e profissional) e teses de doutorado disponíveis no Banco de Dados da CAPES que têm como foco o uso do software GeoGebra na formação de professores de Matemática, na busca de compreender quais discussões têm sido privilegiadas e conhecer as perspectivas presentes em pesquisas brasileiras. Enquanto estudo documental, realizamos uma análise interpretativa a fim de identificar eixos temáticos nessas pesquisas. Identificamos a existência de quatro eixos temáticos que se referem: à aprendizagem de professores e futuros professores quanto a conteúdos matemáticos; à análise de professores e futuros professores quanto as potencialidades didático/pedagógicas do GeoGebra; ao desenvolvimento de formas de pensamento matemático por futuros professores e estudantes
de um curso de especialização; à prática pedagógica de um formador de professores de Matemática. Em decorrência dos resultados dessa análise, sistematizamos algumas propostas que
podem fomentar o uso desse software na formação de professores de Matemática.
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