UMA ANÁLISE DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA EXTERNA COM BASE NO QUE PROPÕEM DOCUMENTOS OFICIAIS PARA O ENSINO DE GRÁFICOS ESTATÍSTICOS
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2012.1.1.131-152Abstract
Este estudo teve como objetivo analisar a Transposição Didática Externa, a partir dos saberes apresentados nos documentos oficiais e como estes aparecem em dois livros didáticos, apoiando-se na
Teoria da Transposição Didática (TD) de Chevallard (1991). A TD é um fenômeno que foi inicialmente investigado por Yves Chevallard e propõe a análise do caminho que percorre o saber, desde a sua
produção científica, até a sua entrada no contexto escolar, chegando também à sala de aula. Os dados para esta pesquisa foram coletados a partir da análise das atividades de dois livros didáticos em comparação ao que propunha os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Proposta Pedagógica da Rede Municipal de Ensino do Recife: Construindo Competências. Os dados permitem afirmar que os Livros avaliados atendem as orientações dos PCN para o trabalho com o Tratamento da Informação e não ferem o que reza na Proposta Pedagógica da rede municipal de ensino do Recife: Construindo Competências. Os resultados apontam que as atividades dos livros didáticos referentes ao tratamento da informação, utilizados pelas turmas pesquisadas, abordam principalmente propostas de interpretação de gráficos.
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