Zambiapunga e saberes matemáticos afrodiaspóricos

etnomodelos interculturais para a decolonização do currículo escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/rpem.2025.14.33.9922

Resumo

A manifestação cultural Zambiapunga, foi formada no território do baixo sul da Bahia, nas cidades de Cairu, Nilo Peçanha, Taperoá e Valença. Trata-se de um movimento cultural que combina múltiplos aspectos - lúdicos, místicos, religiosos, culturais - que evocam a África, com dança, música, máscaras, instrumentos e vestimentas coloridas, entre outros. Nesse contexto, este artigo tem como objetivo evidenciar por meio da construção dos capacetes do Zambiapunga, saberes matemáticos afrodiaspóricos que podem se tornar vetores para decolonizar o currículo. Trata-se de uma investigação bibliográfica que se sustenta nos pressupostos da Etnomodelagem – um construto teórico-metodológico que busca descortinar as diferentes manifestações culturais e conectá-la ao ensino de Matemática, por meio da elaboração de etnomodelos interculturais. Nessa direção, apresentam-se indicações de elaboração de etnomodelos que podem potencializar o ensino e aprendizagem de geometria, especificamente o estudo de cones. Ademais, tem um caráter decolonizador, ao romper com o pensamento eurocêntrico.

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Biografia do Autor

José Lucas Matias de Eça, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação Cient´ífica e Formação de Professores (UESB). Mestre em Educação em Ciências e Matemática (UESC). Licenciado em Matemática (UFRB). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Tendências da Educação Matemática e Cultura (GEPTEMaC).

Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Educação em Ciências e Matemática. Professora adjunta de ensino de Matemática no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Professora dos Programas de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da Univesidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e Educação Cient´ífica e Formação de Professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Tendências da Educação Matemática e Cultura (GEPTEMaC).

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Publicado

30-04-2025

Como Citar

Eça, J. L. M. de, & Madruga, Z. E. de F. (2025). Zambiapunga e saberes matemáticos afrodiaspóricos: etnomodelos interculturais para a decolonização do currículo escolar. Revista Paranaense De Educação Matemática, 14(33), 01–22. https://doi.org/10.33871/rpem.2025.14.33.9922

Edição

Seção

Artigos Científicos