Zambiapunga e saberes matemáticos afrodiaspóricos
etnomodelos interculturais para a decolonização do currículo escolar
DOI:
https://doi.org/10.33871/rpem.2025.14.33.9922Resumo
A manifestação cultural Zambiapunga, foi formada no território do baixo sul da Bahia, nas cidades de Cairu, Nilo Peçanha, Taperoá e Valença. Trata-se de um movimento cultural que combina múltiplos aspectos - lúdicos, místicos, religiosos, culturais - que evocam a África, com dança, música, máscaras, instrumentos e vestimentas coloridas, entre outros. Nesse contexto, este artigo tem como objetivo evidenciar por meio da construção dos capacetes do Zambiapunga, saberes matemáticos afrodiaspóricos que podem se tornar vetores para decolonizar o currículo. Trata-se de uma investigação bibliográfica que se sustenta nos pressupostos da Etnomodelagem – um construto teórico-metodológico que busca descortinar as diferentes manifestações culturais e conectá-la ao ensino de Matemática, por meio da elaboração de etnomodelos interculturais. Nessa direção, apresentam-se indicações de elaboração de etnomodelos que podem potencializar o ensino e aprendizagem de geometria, especificamente o estudo de cones. Ademais, tem um caráter decolonizador, ao romper com o pensamento eurocêntrico.
Downloads
Referências
BIEMBENGUT, M. S. Modelagem na Educação Matemática e na Ciência. São Paulo: Livraria da Física, 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2017.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília, DF: MEC, 2000.
CASSELA, E. A. D. Compreendendo a Materialidade Geométrica e Algébrica da Parábola a Partir de um Corte Feito em um Cone de Isopor. Anais da Semana da Matemática e Educação Matemática, v. 3, 2024.
CIECOSKI, A. S. A Cosmogonia, a pirâmide vital e as concepções do sagrado na cultura Bantu: um olhar a partir da história e da literatura. RE-UNIR-Revista do Centro de Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Rondônia, v. 7, n. 2, 2020.
DAIBERT, R. A religião dos bantos: novas leituras sobre o calundu no Brasil colonial. Estudos Históricos (Rio de Janeiro), v. 28, n. 55, p. 7-25, 2015.
D’ AMBROSIO, U. Etnomatemática: Elo entre as tradições e modernidade. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
D’AMBROSIO, U. Educação para uma sociedade em transição. 3.ed. São Paulo: Livraria da Física, 2016.
D'AMBROSIO, B. Prefácio In. LOPES, C. E.; NACARATO, A. M. Educação Matemática, Leitura e Escrita: armadilhas, utopias e realidades. 1 ed. Campinas: Mercado de Letras, 2009. p. 9-17.
DANTE, L. R. Matemática: contexto & aplicações. 2. ed. – São Paulo: Ática, 2013.
EÇA, J. L. M.; MADRUGA, Z. E. F. Formação e fortalecimento da identidade cultural do zambiapunga à luz da etnomodelagem. CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais (Vol. 02). Campina Grande: Realize Editora, 2024.
EÇA, J. L. M.; MADRUGA, Z. E. F. Investigando os saberes matemáticos do Zambiapunga por meio da Etnomatemática: possibilidades de reformulação do modelo hegemônico nos processos de ensino e aprendizagem da matemática. Identidade!, São Leopoldo, v. 28, n. 1, p. 32-57, jan./jun. 2023.
GOMES, N. L. O Movimento Negro e a intelectualidade negra descolonizando os currículos. Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico, v. 2, p. 223-246, 2020.
LEITE, L.; TRINDADE, S. Zambiapunga: quando a memória africana se revela no território do Baixo Sul. Organização: Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul. Trilhas patrimoniais dos Caretas e Zambiapunga. Ituberá, BA: IDES, 2021.
LOPES, N. Bantos, malês e identidade negra. 4ª ed. rev. e atual; reimp. -- Belo Horizonte: Autêntica, 2023.
LORENZATO, S. Por que não ensinar Geometria? Educação Matemática em Revista, v. 3, n. 4, p. 3-13, 1995.
LUZ, M. A. Cultura negra e ideologia do recalque. - 3. ed. - Salvador: EDUFBA; Rio de Janeiro: PALLAS, 2011.
MADRUGA, Z. E. F. Etnomodelagem e Construções Históricas: Uma Análise do Processo de Pesquisa de Estudantes do Ensino Médio. Perspectivas da Educação Matemática, v. 16, n. 43, p. 1-23, 2023.
MADRUGA, Z. E. F. A Etnomodelagem como um construto teórico-metodológico para uma Educação Matemática intercultural. Contraponto. v. 6, n. 9, p. 5–23, 2025.
MOURA, D. A. S. Um problema de otimização: superfície do cilindro inscrito em um cone. 2010. Monografia (Especialista em Matemática: Ênfase em Cálculo) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, 2010.
PAIVA, M. Matemática. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2015. v. 2.
PAVANELLO, R. M. Por que ensinar/aprender geometria. VII Encontro Paulista de Educação Matemática, 2004. Disponível em: https://encurtador.com.br/qecFQ. Acesso em: 15 out. 2024.
PEREIRA, M. C. Impactos da realidade aumentada no processo de aprendizagem de geometria espacial no ensino fundamental. 2023. Monografia (Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Rural do semi-árido, Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte, 2023.
PINHEIRO, B. C. S. História preta das coisas: 50 invenções científico-tecnológicas de pessoas negras. LF Editorial, 2023.
QUIJANO, A. Colonialidad del poder, eurocentrismo y América Latina. In: LANDER, E. (Org.). La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales. Perspectivas Latinoamericanas. Buenos Aires: Clacso, 2005. p. 227-277.
ROSA, M; OREY, D. C. Etnomodelagem: A arte de traduzir práticas matemáticas locais. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.
SETTIMY, T. F. O.; BAIRRAL, M. A. Dificuldades envolvendo a visualização em geometria espacial. Vidya, v. 40, n. 1, p. 177-195, 2020.
SILVA, L. G. Proposta de atividade para o estudo de cone mediado pelo software geogebra. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018.
SILVA, M. A. A.; BRAZ, L. H. C. Geometria espacial no ensino médio: investigação sobre as dificuldades no ensino-aprendizagem. In: VII Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2017. Anais... 2017.
TVE, Bahia. Caretas e Zambiapungas. Direção e produção: Josias Pires; Realização: Edinilson Mota. Série Bahia Singular e Plural. Bahia. IRDEB & TVE Bahia, 1978. Bahia: Irdeb, 2000. Suporte eletrônico (33 min.). Disponível em: https://abrir.link/yWTJp. Acesso em: 15 out. 2024.
VIDALETTI, V. B. B. Ensino e aprendizagem da geometria espacial a partir da manipulação de sólidos. 2009. Dissertação de Mestrado. 109p. Lajeado. UNIVATES, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Paranaense de Educação Matemática

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.